site comercial

Quando a economia treme o investimento em publicidade sofre cortes ou, em situação de desespero, é visto como “tábua de salvação”.

A publicidade web e na web é barata e eficaz. É um tema sério que não se pode transformar em acções de deitar dinheiro para o lixo.

Um site pode publicitar os produtos/serviços da empresa tal como no espaço tradicional (chamo-lhe físico), mas, a sua principal função é servir o cliente, ser mais um local de atendimento se possível com concretização em venda.

Tudo tem equivalência na relação web/espaço físico. É necessário pensar num site comercial como mais uma dependência da empresa, aplicando e adaptando todos os serviços do tradicional de forma aproveitar as grandes vantagens da web.
Por onde começar? Quando escolhemos uma loja pensamos na sua localização. Na web devemos começar pela mesma ideia ou seja, boa localização que se reflete num domínio simples, curto e fácil. Se no espaço físico colocamos na montra os produtos com mais saída, na web eles devem estar na primeira página (Home). Se no espaço físico aconselhamos de viva voz o cliente sobre produtos e serviços, na web eles devem ser destacados e aconselhados por mail (e-mail marketing)Quando as empresas portuguesas (especialmente as micro e pequenas empresas) entenderem o que é um site comercial, para que serve e como deve funcionar vão finalmente ter o retorno do investimento.

Estas são ideias centrais e simples para transformar este poderoso meio num instrumento realmente eficaz, ao serviço dos clientes e dos seus produtores, empresas de desenvolvimento web.