Este tema interessa a ambas as partes envolvidas, pois a existência de uma forma estabilizada de pensar sobre os assuntos, contribui para a evitar conflitos e ações indesejadas. Por isso salientamos um texto baseado no conteúdo do e-book Ser Freelancer de autoria de Luciano Larrossa - http://www.escolafreelancer.com/ser-freelancer/
“Definir o preço de um projeto e depois ficar no prejuízo, é das piores coisas que pode acontecer a um freelancer…
Não sei se isso já aconteceu com você, mas eu já fui vítima de uma má análise a um projeto e acabei trabalhando mais do que deveria…
Porém, durante os últimos anos, fui desenvolvendo algumas estratégias que têm permitido não cair mais neste erro e hoje vou compartilhar algumas delas com você:
- Calcule o número de horas que você vai trabalhar. Isso vai ajudar você a definir o preço final do projeto.
- Coloque o valor dos impostos no momento que apresentar o seu custo. Deixar isso de lado pode representar problemas no futuro.
- Escreva um documento indicando quais os seus deveres e os seus direitos durante o projeto. Esse documento vai impedir que o cliente exija de você mais do que o combinado.
- Pergunte a outros freelancers quanto eles cobrariam pelo projeto. Por vezes, escutar outros profissionais vai ajudá-lo a fazer uma análise mais racional.
- Reajuste o preço se necessário. Se você chegar à conclusão que calculou mal o seu custo no projeto, pergunte ao seu cliente se é possível ajustar o preço. Às vezes funciona…”