preco-escondido

A importância do preço sempre foi determinante em todas as épocas com particular incidência na pós-revolução industrial, séc. XVIII. Atualmente, por força da globalização, da abolição das fronteiras e dos acordos da OMC, os preços, genericamente, tem sofrido significativas alterações, por força da grande, feroz concorrência, num mercado global.

O desenvolvimento da Internet também tem contribuído para esta situação. Compram-se produtos e serviços a preços muito atraentes, através de plataformas de e-commerce.

No entanto, observa-se a oferta de muitos serviços, nomeadamente na área da construção de websites, com o rótulo grátis. É trabalhoso descobrir a razão da oferta, porque ela não está visível; destaca-se com ênfase o efeito grátis e as informações dos passos seguintes para obter um site. Geralmente, no footer menu surge um link para uma página com o título condições ou preços e aí está a informação sobre as condições do serviço, onde inclui as formas de pagamento. A maior parte são tabelas para pagamentos mensais, faturadas de um só vez (semestral ou anual) e outras vezes estas informações só são prestadas depois de fazer o registo no site. São formas de cativar clientes. Estas empresas internacionais suportadas em acionistas poderosos financeiramente, publicam com regularidade abundante publicidade com AdWords Google. Por isso surge assim uma pergunta pertinente: sendo um serviço grátis como gera capital para o sustentar? A estes sistemas de vendas apelidamos de preço escondido. Também notámos que há empresas nacionais a praticar este estilo de vendas. A razão deste texto é para destacar a nossa política de preços, claros, entendíveis e visíveis! Pretendemos chamar a atenção para a necessidade de avaliar estas tendências e optar por soluções de preço explícito, sem alçapões.