dominio-e-alojamento

Para chegar a um website é necessário um domínio, que é um nome registado nos organismos nacionais autorizados para o efeito.

A IANA (Internet Assigned Numbers Authority, em português Autoridade para Atribuição de Números da Internet) é a organização mundial que funciona como a máxima autoridade na atribuição dos “números” na Internet – entre os quais estão os números das portas e os endereços IP.

No entanto cabe a cada governo de cada país nomear a organização para a gestão dos domínios. No caso português, criada no dia 9 de maio de 2013 a Associação DNS.PT que sucedeu à FCCN nos direitos e obrigações até então por esta prosseguidos no âmbito da delegação efetuada pela IANA – Internet Assigned Numbers Authority a 30 de Junho de 1988, (RFC 1032, 1033, 1034 e 1591) e, em particular, na responsabilidade pela gestão, registo e manutenção de domínios sob o TLD (Top Level Domain) .pt, domínio de topo correspondente a Portugal, conforme resultou de decisão legislativa inserta no Decreto-Lei 55/2013, de 17 de Abril. (www.dns.pt)

Escolha de um domínio

  • Junte duas palavras – Combinações de palavras curtas geralmente funcionam bem.
  • Escolha um nome fácil de dizer e evite também usar hífens e traços.
  • Use extensões que estejam livres e mais conhecidas (.pt, .com.net.org)
  • Pense em palavras-chaves do seu negócio e aplique-as no domínio ( exemplo: construtor de sites será www.sitesbc.pt; contabilista será www.contabilistasfeijó.pt)

 

O alojamento é o espaço comprado onde o site fica fisicamente e que permite que o seu site seja visível através da World Wide Web. Não assumimos a venda deste tipo de serviço. No nosso caso e, depois de experimentar diversos fornecedores nacionais e internacionais, ao longo de 10 anos, podemos recomendar o provedor Host TugaTech  (www.hosttugatech.com.pt) pelo bom desempenho (planos/preços e helpdesk). Esta é somente uma recomendação, pelo que os nossos clientes podem alojar os seus sites num provedor diferente, mas sempre em planos de alojamento Linux.

No preço dos micrositesBC não está incluído o domínio e espaço de alojamento.

No entanto admitimos para casos especiais fazer  o alojamento com o subdomínio (sitesbc.pt) Trata-se de um serviço gratuito que, em qualquer momento, por decisão do dono do site, pode passar a domínio próprio, com a compra do respetivo domínio e alojamento.